Vitaminas ajudam a fortalecer os fios danificados após a temporada de verão
Os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas acabam removendo a umidade natural e a queratina do cabelo. Com isso os fios ficam frágeis e quebradiços.
Para aproveitar o sol, curtir a praia, o mar ou a piscina e ainda ter cabelos bonitos, a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá dicas de alimentos e produtos que podem ajudar a fortalecer os fios e dar brilho.
Ácido fólico
É essencial para deixar o organismo mais resistente a doenças, age como um fortificante natural.
Onde encontrar: abóbora, amendoim, farelo de trigo, feijão preto, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, suco de laranja, banana, pepino, repolho verde cozido, espinafre, agrião, brócolis, escarola crua, couve refogada e outras folhas verdes em geral.
Ferro
Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa queda de cabelo e fraqueza.
Onde encontrar: amêndoa, canela, carnes vermelhas em geral, castanha de caju, feijão preto, fígado, ovos, rúcula, soja.
Vitamina A e carotenóides
A vitamina A pode controlar a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo; melhorando a elasticidade do fio e regulando a multiplicação celular. Onde encontrar: fígado, ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre.
Vitamina E
Ação anti- radicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a micro-circulação do couro cabeludo; protege de gorduras oxidáveis. Onde encontrar: óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate, manteiga.
Vitamina F
A sua carência causa a desorganização no processo de queratinizarão do couro cabeludo, propiciando o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil. Onde encontrar: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha.
Vitamina H
É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda. Onde encontrar: gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais. fitoativos ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.
Fitoativos
Ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica. Emolientes, restauram a emulsão protetora do fio, garantindo sua penteabilidade e a homogeneidade.
Principais características: Ricos em flavonóides, carotenóides, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas – com ação antioxidante, nutritiva e regeneradora.Onde encontrar: óleo de pêssego, óleo de amêndoas, extrato de oliva, extrato de grapefruit; extrato de folha de uva.
Minerais
Eles ajudam a agrupar, construir e aproveitar melhor as proteínas, responsáveis pela formação e preenchimento da estrutura do fio. Sua falta deixa o cabelo mais fino e frágil, por isso, a remineralização da fibra capilar é essencial para deixar as madeixas mais bonitas.
Sódio
Também ajuda no equilíbrio da água no fio de cabelo.
Onde encontrar: frutos do mar, sal, shoyo, aipo, tomate, alimentos processados.
Enxofre
Mineral essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo.
Onde encontrar: pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho, couve de bruxelas, raiz forte.
Zinco
Fundamental para a síntese de proteínas. Onde encontrar: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.
Potássio
Controla o equilíbrio hídrico (quantidade de água) na haste capilar. Hidratado, o cabelo fica mais flexível e fácil de pentear.
Onde encontrar: carnes magras, vegetais, semente de girassol, leguminosas, grãos integrais, frutas secas.
Cálcio
A baixa quantidade dele no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.Sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo.Onde encontrar: leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana, algas, quiabo.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Segundo%20Caderno&newsID=a3218373.xml
PESSOAL PARABENS POR ESTAS PRECIOSAS DICAS. FIQUEI IMENSAMENTE FELIZ POR SEGUIR A RISCA QUASE TODAS ELAS!!! UM GRANDE ABRAÇO E MUITO MAIS SUCESSO!!!!
ResponderExcluir